Jornalismo nas redes sociais

Listarei abaixo algumas dicas do livro “Um guia prático sobre social media optimization” que mais me chamaram atenção:
– facilitar o compartilhamento (Não somente o conteúdo a ser compartilhado tem que ser bom, mas o ato de compartilhar tem que estar facilmente acessível para o leitor)

– Importância do SMO para marcar e empresas: Levar o usuário a clicar no link do concorrente, pode também dar a impressão de que o meu conteúdo está mais completo

– Pode usar hashtags no Twitter, desde que seja com moderação. O ato pode classificar seu post ou pode servir de complemento da mensagem.

Ao meu ver, as principais dicas necessárias para o jornalismo nas redes sociais são:
– Um jornalista de redes sociais deve ter um perfil dinâmico. Ter facilidade para se relacionar com as pessoas de diferentes grupos, sempre sendo gentil e paciente.

– Ser imparcial caso haja uma discussão entre usuários na rede. Deve-se lembrar de que ali também é um espaço aberto.

– Esclarecer situação em que o público erra é permitido, mas nunca rebater ofensas e/ou acusações.

Você costuma ler blogs de jornalistas? Quais? Como o blog jornalístico pode se destacar como diferencial ou, noutra perspectiva, como ferramenta integrada a outras redes como twitter e facebook?

Costumo ler blog de jornalistas Cearenses, como o blog do Eliomar, e o Politica com K, da jornalista Kézia Diniz. O diferencial do blog do Eliomar, que se destaca dentre outros, é a diversidade de recursos que ele utiliza nas postagens. Ele não se restringe somente à textos, seu blog tem vídeos, entrevistas e fotos, e também disponibiliza a opção Cutir do Facebook, e a Tweetar, do Twitter. O nível de interatividade também conta bastante na qualidade do blog, e com o crescimento das redes sociais ele não acabou. E, hoje, é possível interagir os blogs com as redes sociais e garantir um blog com excelente conteúdo e interatividade.

Segundo Liz Heron, quais os principais desafios e equívocos na atuação dos jornalistas em redes sociais e na internet?

Os principais desafios dos jornalistas em redes sociais e internet, pode-se dizer, que é observar os assuntos que os leitores estão falando no momento, pois, muitas vezes, o assunto pode ser de extrema importância e mereça uma cobertura. Esta é uma das maiores dificuldades, o esforço feito durante o trabalho devido ao excesso de informação. Alguns jornalistas pensam equivocadamente que redes sociais não são importantes. Quando o jornalista pensa desta forma, ele não compreendeu totalmente a função das mídias sociais e sua capacidade de alcançar novos públicos, e, talvez uma das principais, encontrar novas fontes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s